Letras do Saber

O Letras do Saber é o mais novo projeto do IJMB. Tendo começado em 2021, o programa visa a apoiar secretarias municipais de educação no processo de alfabetização na idade certa. O objetivo é melhorar o fluxo escolar, aumentar o percentual de crianças alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental e reduzir desigualdades educacionais entre as escolas contempladas pelo projeto. Para tanto, as ações do Letras do Saber se baseiam em três eixos de atuação: gestão educacional, gestão escolar e melhoria das práticas de ensino.

O projeto já promoveu formação de técnicos da secretaria em uma gestão para resultados e de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores para melhoria das práticas de ensino. Toda formação do Letras do Saber está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à participação das famílias no processo de alfabetização dos alunos.

Prêmio João e Maria de Educação

Reconhecer o trabalho das escolas públicas na formação das novas gerações. Este é o objetivo do Prêmio João e Maria de Educação, criado pelo IJMB em 2019, para incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos. Com a iniciativa, o instituto valoriza a importância do sistema de ensino público na construção de uma educação de qualidade para o país.

Na primeira edição do Prêmio, 15 escolas da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Fundamental do município de Casimiro de Abreu/RJ, que participaram do programa TransFormar, foram avaliadas em quesitos como aperfeiçoamento da gestão pedagógica, articulação com os familiares e realização de atividades estratégicas de leitura. Do total de inscritas, seis escolas foram selecionadas e receberam a visita de um comitê formado por profissionais da área de educação.

Após a avaliação dos especialistas, as escolas Patrick Marchon Portal e Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, uma gestão escolar estratégica e a formação para qualificação de professores, vencendo em suas categorias. Ambas as escolas foram premiadas com notebooks para auxiliar na gestão.

Conversa com Escritores

Em mais uma iniciativa que reconhece a importância da parceria entre escola e família no aprendizado dos alunos, o IJMB criou, em 2019, o projeto Conversa com Escritores – que pretende incentivar o hábito da leitura em família. Pelo projeto, são realizados, dentro das escolas apoiadas, encontros com escritores, leituras, contação de história e apresentação artística com música. Quase 3 mil alunos já participaram desses encontros.

A escritora e ilustradora Marília Pirillo foi uma convidada do projeto.

Doe Livros, Faça Histórias

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, o IJMB promove a campanha “Doe livros, faça histórias”. Pelo projeto, o IJMB recebe livros infanto-juvenis novos e usados em bom estado que são doados para escolas municipais apoiadas pela entidade. Conheça a curadoria dos livros que foi feita pela Comunidade Educativa CEDAC.

Além dos livros selecionados, o instituto também recebe obras voltadas para o público adulto, que são encaminhadas para educadores e demais pessoas da comunidade escolar, para fortalecer, mais uma vez, a conexão escola – família.

Já foram doados cerca de 1.500 livros para 25 escolas municipais.

Os livros podem ser entregues ao IJMB na Rua Visconde de Pirajá, 550/704 | Ipanema | Rio de Janeiro, RJ | CEP 22410-002.

Também é possível comprar on-line livros a serem doados clicando aqui.

baixe aqui a lista de livros

Conversas com as famílias

O IJMB realiza, desde 2017, ciclos de Conversas com as Famílias dentro das escolas-polos apoiadas pelos projetos. Neste momento de troca, o objetivo é compartilhar a ideia de que o sucesso escolar não está ligado somente ao desempenho acadêmico: a relação entre escola e família é fundamental no processo de aprendizado.

As Rodas de Conversa são um espaço de acolhimento para que educadores e famílias possam se apoiar mutuamente, visando sempre ao crescimento educacional do aluno. E, assim, contribuir para o resgate das relações mais humanizadas no universo escolar.

Nas rodas, são abordados temas como “Memórias sobre os diálogos da infância”, “É preciso uma aldeia para educar uma criança” e “Árvore dos sonhos dos filhos e da família conversa”, que auxiliam na abordagem de ações relevantes para o processo de aprendizagem das crianças.

Projeto Transformar

 

O IJMB promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu/RJ, o projeto TransFormar. O programa ofereceu formação continuada a gestores e educadores, visando ao aprimoramento da gestão do sistema educacional e à melhoria na performance do corpo docente do Ensino Infantil e do Fundamental da rede do município. Com início em 2015, o projeto recebeu mais de 700 profissionais, conferindo benefícios indiretamente a mais de 7.200 alunos de 25 escolas.

O TransFormar contou com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC (link para o site), que respondeu pela formação dos professores, gestores escolares e da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Para os educadores, vale destacar que o foco da qualificação recai sobre a alfabetização e práticas de ensino da leitura e da escrita. Já para diretores, o planejamento escolar foi um dos desafios do programa. O TransFormar promoveu ainda encontros entre a escola e a família dos alunos, reafirmando a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem dos estudantes.

Nos últimos anos, o TransFormar trouxe impactos significativos na gestão educacional e para dentro das escolas – de bibliotecas com acervos mais diversificados e cultura leitora a um aumento na taxa de aprovação dos alunos da rede.

“As formações do projeto Transformar nos ajudaram a ampliar nossas ações e o nosso olhar na escola. Não só nos dados educacionais, mas também na formação dos nosso professores.” – diretora de escola municipal de Casimiro de Abreu

Projeto de Educação e Cultura

O Instituto João e Maria Backheuser promoveu, com apoio de leis de incentivos fiscais, projetos culturais que atendiam às necessidades educacionais de escolas da rede pública do município de Casimiro de Abreu/RJ. Em comum, os projetos direcionam esforços para a melhoria da educação e da cultura focando nas pessoas de baixa renda. Entre alguns projetos estão:

Estante de Histórias
Sacola Literária
Baú das Artes
Orquestra do Amanhã
Muda Mundo
Biblioteca Itinerante
Livro nas Praças

Semeando Educação

Criado em 2007, o Semeando Educação foi um dos primeiros projetos do IJMB. A fim de garantir educação em tempo integral a alunos de escolas municipais de Casimiro de Abreu/RJ o instituto promovia atividades pedagógicas no contraturno escolar. A ideia era trazer uma proposta educacional que complementasse a escola por meio de diferentes atividades de leitura e escrita. E, assim, instigar o desejo de aprender e criar núcleos de excelência para a formação de cidadãos, através da melhoria contínua da qualidade de aprendizagem.

Pelo programa, que durou sete anos, foram atendidas mais 600 crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.