“Falar do trabalho do IJMB é falar sobre oportunidade de aprendizagem”

professora da rede de ensino de Casimiro de Abreu

O que queremos é promover a melhoria do ensino escolar no Brasil através da alfabetização na idade certa.

Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) é uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que acredita no papel da educação para transformar vidas e realidades. Inicialmente, suas ações eram voltadas para alunos, de baixa renda, matriculados em escolas públicas de Casimiro de Abreu – município do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 45 mil habitantes. Neste primeiro momento, o IJMB promovia atividades pedagógicas e culturais no contraturno escolar, a fim de garantir educação em tempo integral a estes alunos.

Ao longo do percurso, o IJMB passou a desenvolver projetos para todos os envolvidos no processo de aprendizagem (gestores, educadores, alunos e familiares), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu/RJ e, mais recentemente, com a de Conceição de Macabu/RJ. Sempre focado na melhoria da educação pública, o instituto promove programas de formação para gestores educacionais e escolares, formação para melhorias das práticas de ensino, construção de políticas públicas e iniciativas para fortalecer a relação escola-família, além de ter implementado um Prêmio para reconhecer escolas e educadores com melhor desempenho.

Com isso, o instituto segue sua trajetória com o compromisso de contribuir para melhoria da educação dos municípios do Estado do RJ e proporcionar oportunidades iguais a todos os alunos.

0
escolas envolvidas
+ de 0
profissionais capacitados
+ de 0
alunos impactados

Dados de 2020

NOSSA MISSÃO

Nosso maior objetivo é contribuir para a melhoria da educação pública, por meio de ações que auxiliem na formação de todos os envolvidos no processo educacional e na institucionalização destas ações na rede pública de ensino.

LINHA DO TEMPO

2007

Criação do IJMB, com o projeto Semeando Educação, que atendeu, até 2015, mais de 600 crianças.

2015

É lançado o projeto TransFormar, com foco no incentivo à leitura e na formação de técnicos da Secretaria Municipal de Casimiro de Abreu/RJ e professores.

2016

Projeto TransFormar se expande e passa a trabalhar também com a formação de gestores escolares.

2017

Início do ciclo de Conversas com as Famílias.

2018

É criada uma nova iniciativa em prol da leitura: "Doe livros, faça histórias"

São lançadas as publicações: "Parcerias entre pares - escola e família" e "Orientações pedagógicas para a formação de leitores".

2020

Em meio à pandemia, é criado o projeto de Formação em Inovação e Tecnologia, voltado para professores e gestores escolares.

2021

É lançado o mais novo projeto do instituto: o Letras de Saber, que apoia secretarias municipais de educação para contribuir na alfabetização na idade certa.

Diretora Executiva

Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Arquitetura pela USU-RJ, é diretora executiva do Instituto João e Maria Backheuser desde 2017 e conselheira desde 2013. Atuou como sócia do Ateliê de Arquitetura, tendo realizado vários projetos comerciais, institucionais e residenciais -- como o projeto executivo de arquitetura das Escolas do Amanhã no município do Rio de Janeiro. Participou de formações no Insper de Mensuração de Impacto Social e Gestão de Políticas e Projetos com base em evidências. Compôs o júri setorial de Educação do Prêmio Espírito Público, do Instituto República em 2019 e 2020. É conselheira da Fundação Casa Santa Ignez.

Conselho Diretor

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes, em 2003, e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito Empresarial, com ênfase em Contratos, no ano de 2007. Pós-Graduado em Assessoria Jurídica de Empresas (LLM), pelo IE Business School, Madri, Espanha, no ano de 2009.
Além de associado de uma tradicional banca de advogados carioca, onde ingressou como estagiário.

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Especialista em Administração de Entidades do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Integrante da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI). Coordenadora da Comissão de Imóvel Rural e Contratos Agrários do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Membro da Diretoria da ACTC – Casa do Coração.

Conselho Consultivo

Economista e mestre em Políticas Públicas pela UFRJ, cursou o Master em Liderança e Gestão Pública do CLP, com módulo internacional em Harvard. Atuou no projeto Ensina!, onde deu aulas em comunidades vulneráveis do Rio, e foi consultora da UNESCO no Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura do Rio. Atuou na Empresa Olímpica Municipal e foi consultora de setor público e social pela McKinsey & CO.

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, MBA pela Business School SP, mestrado em Psicologia Comportamental pela PUC-SP e Extensão na Primeira Infância por Harvard e Insper. Atuou na Pizza Hut, na Redecard, na APAE DE SÃO PAULO e na Fundação Dorina Nowill. Hoje é fundadora do Paratodos, atua na diretoria do Instituto Apontar e do Banco da Providência e na Fundação Casa Santa Ignez. Colunista da Revista Crescer.

Psicopedagoga formada pelo CEPERJ e graduada em Administração. Atuou pelo Instituto Trevo Tecnologia Social em parceria com a secretaria municipal de educação do RJ na coordenação e sistematização de projetos educativos e no desenvolvimento do programa T.I.M.E. (Transformação, Inovação, Motivação e Excelência) para atletas de alto rendimento. Atua no atendimento clínico na Cruzada São Sebastião/RJ com pais, no suporte e orientação sobre práticas parentais positivas, e realiza rodas de conversas sobre temas do desenvolvimento infantil em creches e escolas.

Pós-graduada em Planejamento Estratégico e Graduada em Direito, ambas pela Universidade Candido Mendes. Atuou como executiva em multinacionais em diferentes posições estratégicas nas empresas: América Móvil, Telefonica SP, Banco Santander e Redecard/Citi Group. Nós últimos 4 anos passou a dedicar sua experiência em gestão empresarial para o terceiro setor com foco em Educação. Atuou como voluntária de ONGS, como Endevor, Gamboa Ação e Instituto da Criança, Escola Don Cipriano e Ismart. Fundou a Le But RGRG com o propósito de contribuir para a melhor gestão educacional e atualmente é Diretora Executiva da ONG Junior Achievement no Rio.

Advogada com mais de 30 anos de experiência em direito empresarial e tributário. Entrou para a Parceiros da Educação RJ em 2014 para apoiar a escola pública onde os seus irmãos estudaram. Em 2015 foi eleita diretora e, desde então, atua como diretora executiva de forma voluntária, sem remuneração. Sócia do escritório Fraga, Bekierman & Cristiano Advogados desde 2009. Foi advogada e sócia do escritório Ulhôa Canto - Advogados de 1986 a 2007 e membro do Conselho de Administração da CBV Indústria Mecânica S.A., de 1982 a 1998. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1984. Mestre (LL.M.) em Direito Empresarial pela University of California, Berkeley (Boalt Hall), EUA, em 2010. Cursos de especialização em Direito Norte-Americano e Internacional pelo The Center for American and International Law, Texas, EUA, em 1988; em Direito Tributário pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), em 1985, em Contabilidade pela PwC Brasil em 1987 e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) 1984.